COMO FALAR SE SEXO COM O SEU FILHO

Com honestidade e sensibilidade (ainda é cedo)

Como falar sobre sexo com os filhos - Entretenimento

A caminho do carro, depois de ter ido buscar os filhos à escola, a filha (9 anos) grita: “A minha melhor amiga quer ser lésbica”, e o filho (6 anos), dispara: “Como é que se fazem os bebés?” O pai quis saber mais e a filha contou-lhe que tinha visto um filme de educação sexual, na escola, que incentivava as crianças a “ir em frente e experimentar, mas com responsabilidade”. Entenda: responsabilidade, para as meninas, é tomar anti-concepcionais e, para os rapazes, usar o preservativo. O filho, entretanto, foi brincar e parece ter-se esquecido da dúvida que tinha.

Numa sociedade exageradamente sexual é tentador pensar que quanto menos se falar do assunto, melhor para todos. Esse pensamento não é só errado, ele também é perigoso. Entenda: os seus filhos não o ouvirão falar de sexo, mas, entretanto, você terá permitido que todos, excepto você, moldem o pensamento dos seus filhos sobre o assunto. Além disso, os seus filhos ouvirão falar de sexo na escola – na sala de aula e no recreio – no ATL, no parque e até na igreja, e ainda serão expostos a conteúdo sexual por meio dos média, redes sociais e nas prateleiras das livrarias.

Se você não falar do assunto com eles, eles estarão perdidos neste mundo e despreparados para lidar com aquilo que enfrentarão diariamente. A educação sexual dos seus filhos não pode resumir-se a um «guarde-se para o casamento». Os pais cristãos podem dizer aos seus filhos: «Deus sabe como você funciona melhor. Aprenda a confiar nEle nessa área e espere.» É um bom conselho, mas não é suficiente, pois não apresenta aos nossos filhos o contexto para o motivo que leva pessoas inteligentes e sensíveis da nossa sociedade a proporem uma abordagem completamente diferente em relação à sexualidade.

Dizer-lhes simplesmente que ter sexo antes do casamento, ou sentir atração por alguém do mesmo sexo, é pecado, não satisfaz jovens atentos, especialmente diante de tanta pressão para aceitarem os chamados estilos de vida alternativos.

Aqui está uma ilustração que pode usar para ajudar os seus filhos a desenvolverem uma visão positiva a respeito da sua própria sexualidade e organizar as mensagens que ouvem da sociedade. É uma ilustração simples, que apresenta uma estrutura para processar mensagens promíscuas ao mesmo tempo que valoriza a preciosidade que é a nossa sexualidade.

Comece por desenhar um círculo grande com um círculo menor dentro dele e diga: O contexto é tudo. Se o sexo [aponte para o círculo menor enquanto fala] for melhor compreendido dentro do círculo da biologia [aponte para o círculo maior], então, realmente não haverá diferença da cor do seu cabelo para a cor do cabelo do seu irmão.

Próximo artigo: Biologia