5 DICAS PARA ENSINAR OS SEUS FILHOS A PROTEGEREM-SE DO ABUSO SEXUAL

Sad little girl with teddy bear sitting on floor in empty room

Infelizmente, casos de abuso sexual podem ocorrer onde menos esperamos. Ter os olhos abertos e cuidar do que está ao seu redor não é suficiente. Mas podemos conversar com os nossos filhos para que aprendam a proteger-se do abuso sexual. Aqui estão algumas dicas.

REGRAS DE AUTOPROTECÇÃO PARA EVITAR O ABUSO SEXUAL

REGRAS DE SEGURANÇA PESSOAL

  • Ninguém pode ver, fotografar ou gravar as partes íntimas do teu corpo. Quando os teus pais te ajudam a tomar banho e vestires-te ou quando o médico te examina na companhia do pai ou da mãe é diferente.
  • Ninguém pode pedir-te para mostrares as tuas partes íntimas ou para veres as deles.
  • Ninguém pode pedir-te para tocar nas suas partes íntimas.
  • Ninguém pode tocar as tuas partes íntimas ou a tua boca, excepto os teus pais e o médico.
  • Ninguém pode mostrar-te imagens de partes íntimas na televisão, no telemóvel, no computador, nos tablets, livros ou revistas.
  • Tu também não podes olhar, tocar, gravar as partes íntimas do corpo de outras pessoas ou mostrar as tuas.
  • Se fores a uma festa do pijama, fica sempre perto do teu amigo quando estiveres na casa dele; procura um lugar privado para mudares de roupa; nunca durmas com um adulto; telefona para casa se algo te incomodar (um filme, um vídeo, uma conversa, um toque).

SEGREDOS SOBRE O CORPO SÃO SEMPRE RUINS

Se alguém te pedir para guardares um segredo relacionado ao corpo, é um segredo ruim e tu não deves guardá-lo para ti mesmo. Não vamos ficar zangados contigo se nos contares. Podes confiar em nós.

TU PODES DIZER NÃO

Se te sentires desconfortável com algo que tem a ver com o teu corpo, podes gritar bem alto: “pare, eu não gosto disso”. Ninguém tem o direito de te tocar se tu não quiseres, nem de exigir um beijo ou um abraço – nem mesmo os teus parentes. Lembra-te também que um adulto nunca precisa da ajuda de uma criança. Se, por exemplo, um adulto te pedir ajuda para procurar o seu filho, tu podes dizer-lhe para procurar outro adulto.

TU PODES PEDIR AJUDA

Se algo te parecer estranho, grita até que alguém venha em teu auxílio. Vamos pensar num código secreto para tu usares se precisares que eu te vá buscar quando algo que tu não gostas está a acontecer. Também podemos usá-lo em casa quando há convidados ou quando estás fora.

NEM TODOS OS ESTRANHOS SÃO “MAUS”

Dizer aos nossos filhos que os estranhos são perigosos é uma maneira ineficaz de os ensinar a proteger-se.

A verdade é que na maioria das vezes os estranhos não são perigosos, e está provado que os predadores sexuais são pessoas conhecidas, até mesmo parte da família. Podemos dizer às crianças que as regras acima mencionadas se aplicam a TODOS, também a pessoas que conhecem e até a primos ou amigos de irmãos mais velhos, se for o caso. Além disso, pode-se dizer que se se encontrarem numa situação desconfortável podem pedir ajuda a um adulto, mesmo que não os conheçam, como um policia, uma mãe com filhos ou um funcionário de uma loja.

 BIBLIOGRAFIA

Academia Americana de Pediatria, Prevenção e Identificação do Abuso Sexual Infantil.https://www.aap.org/en-us/about-the-aap/aap-press-room/news-features-and-safety-tips/Pages/ Parent-Tips-for-Preventing-and-Identifying-Child-Sexual-Abuse.aspx (Disponível: 2 de julho de 2020).

Daniel, N., 10 Ways to Teach Your Child the Skills to Prevent Sexual Abuse.https://childmind.org/article/10-ways-to-teach-your-child-the-skills-to-prevent-sexual- abuso/(Disponível: 2 de julho de 2020).

Bethesda, How Can I Prevent Sexual Abuse. https://www.bethesdaok.org/prevent (Disponível: 2 de julho de 2020).

Traduzido de: