Actividade para fazer com os filhos

O que é a família?

«E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.» (Génesis 1:27-28)

IMPORTANTE: Independentemente de crer em Deus, ou não, esta é uma actividade que pode adaptar ao que acredita.

Então, a família é constituída por um homem + uma mulher = filhos. E, claro, temos a família alargada, que inclui os avós, os tios, os primos, as noras e os genros.

  • Há famílias grandes (com muitos filhos) e há famílias pequenas (como 1 ou dois filhos).
  • Há famílias com pessoas da mesma cor, há famílias com pessoas de cores diferentes, pois, na sua infinita criatividade e sabedoria, Deus criou pessoas com diferentes tons de pele e nunca proibiu o casamento entre elas. Assim, quando olhamos ao nosso redor podemos ver como que um jardim com flores [pessoas] de cores diferentes. Não podemos discriminar ninguém por causa da cor da sua pele, pois todos nós, seja qual for a cor da nossa pele, temos o mesmo valor e dignidade diante de Deus e todos pertencemos à mesma raça: a raça humana.
  • Há famílias que vivem perto e há famílias que têm entes-queridos que vivem longe.
  • As famílias ficam tristes quando perdem uma pessoa que amam, pois, na família, todos são insubstituíveis.
  • Há famílias que têm pai e madrasta ou mãe e padrasto, tanto em virtude do falecimento de um dos membros do casal como de um divórcio. E, como, às vezes, o padrasto ou a madrasta têm filhos do casamento anterior, há os meios-irmãos e as meias-irmãs, que devemos amar e com quem devemos partilhar o que temos.
  • Há famílias que adoptam crianças órfãs ou abandonadas. Adoptar, significa tornar uma criança abandonada num filho, com todos os direitos que os filhos naturais/biológicos têm.
  • Há famílias que têm apenas um pai ou apenas uma mãe. São as chamadas famílias monoparentais. Isso acontece por três motivos: a morte do pai ou da mãe, o divórcio e a decisão de adultos que decidem ter um filho sozinhos. Mas, precisamos aprender e saber que todas as crianças precisam de um pai e de uma mãe para serem geradas e nascerem.
  • As famílias gostam de festejar dias especiais juntas! Mas, há excepções.
  • Há famílias que nasceram perto, há famílias que nasceram longe. Por exemplo, fulana veio do Brasil, um país que fica do outro lado do Oceano Atlântico, casou com o cicrano, que vive aqui, e, agora, o cicrano tem família que vive muito longe. Ou, imagina que, um dia, decides ir viver para outro país, nós passamos a ter uma parte da família a viver longe.
  • Há famílias que gostam de silêncio/tranquilidade, há famílias que gostam de barulho/agitação. Não há mal nenhum numa ou noutra, mas convém ter sempre presente que, como vivemos em sociedade, o nosso barulho não pode incomodar os nossos vizinhos e que há horas em que é proibido fazer barulho.
  • Há famílias que vivem sozinhas, há famílias que partilham o lar. Por exemplo, os avós vivem cá em casa, mas há avós que vivem nas suas casas.
  • Há famílias que são carinhosas e gostam de se abraçar. Mas, também há famílias violentas e desestruturadas, que colocam em risco os seus membros.   

Famílias comprometidas e unidas, são a base e o pilar de uma sociedade próspera e saudável.

ENTENDE:

  • A Escola vai ensinar-te que duas pessoas do mesmo sexo podem ser um casal e que esse “casal” é igual ao casal composto por um homem e uma mulher. É verdade que há pessoas que querem viver com outra pessoa do mesmo sexo, como se fossem um casal (cá, em Portugal, o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo já foi aprovado) e que têm filhos. Esses filhos podem ser fruto de uma relação anterior, de uma adopção ou de uma inseminação artificial.
    No caso de ouvires um coleguinha teu dizer que tem duas mães ou dois pais, não deves rir-te dele e deves tratá-lo como tratas todos os outros meninos: com cuidado, amor e respeito, pois tem o mesmo valor e dignidade que qualquer um de nós. Mas, precisas aprender e entender que um casal, composto por um homem e uma mulher, não é igual a um “casal” composto por duas mulheres ou dois homens, pois o casal (homem e mulher), devido à sua natureza biológica, reproduz-se e garante que a humanidade não se extingue; e duas pessoas do mesmo sexo não se podem reproduzir.
    Portanto, não podemos chamar igual ao que é diferente, mas devemos amar e respeitar TODAS as pessoas sem excepção.

LEMBRAS-TE DA REGRA DE OURO?

Tratar as outras pessoas como gostamos de ser tratados.

Actividade: Reflecte sobre o que acabámos de conversar. Faz uma ilustração ou composição sobre isso e desenha a tua família.