A eutanásia, como prática da morte assistida, deve suscitar um intenso e alargado debate ético, moral e social.
A legalização da eutanásia em Portugal levanta preocupações profundas sobre a natureza do cuidado aos pacientes, os direitos humanos, e a dignidade da vida.
Este manifesto visa promover a revogação da lei da eutanásia, e afirmar um compromisso com o valor da vida humana e a proteção dos mais vulneráveis.
Defendemos o princípio da dignidade humana, do qual decorre o reconhecimento do valor intrínseco de cada pessoa, independente das suas condições de saúde ou grau de capacidade.
Defendemos um princípio de prudência, sublinhando os perigos da rampa deslizante, cujos efeitos são já visíveis em países com este tipo de legislação. E que a eutanásia, ao invés de oferecer uma solução, pode aumentara vulnerabilidade e fragilidade dos pacientes pressionados por circunstâncias, como a dor, a solidão, ou o desespero.
Sublinhamos que o direito a morrer institui um dever de matar, e enfraquece o sentido de responsabilidade no cuidado aos mais vulneráveis, e na garantia de cuidados paliativos adequados e apoio emocional.
Rejeitamos este abaixar do olhar e defendemos que o foco deve ser no investimento e na melhoria dos cuidados paliativos, assegurando que todos os pacientes têm acesso a um tratamento digno, e que alivie o seu sofrimento.
É urgente mobilizar a sociedade para promover uma cultura de apoio à vida, que promova a reflexão sobre o significado da dignidade humana, assim como campanhas de conscientização sobre cuidados paliativos, a sua eficácia e a importância de abordar o sofrimento humano de maneira integral.
A vida é sempre, e em todas as suas circunstâncias, um bem precioso que merece ser protegido e valorizado.
A revogação da lei da eutanásia em Portugal é um passo fundamental para reafirmar o nosso compromisso com a dignidade humana, o cuidado e a solidariedade.
Convidamos todos a unir-se a esta causa, promovendo um futuro em que ninguém seja deixado para trás, e cada um seja acolhido nas suas fragilidades.
Assine e apoie este manifesto pela revogação da lei da eutanásia em Portugal.
Juntos, podemos construiruma sociedade que preza pela vida acima de tudo.
Subscreva AQUI