É possível citar alguém que nunca teve problemas familiares? É possível que exista alguém que nunca tenha sequer se decepcionado com um familiar? É pouco provável.
É pouco provável porque o ser humano é falho, o ser humano não consegue ser perfeito e em sua imperfeição decepciona a outros e a si mesmo. O que não pode acontecer é um comodismo quanto a essa realidade.
Não pode ser aceitável um acomodar na situação de imperfeição e constante decepção e não procurar ser melhor e cuidar daqueles que estão a sua volta. Assim como não é justificativa para desistir do sonho de formar uma família tão somente por experiências ruins do passado.
Amor e família são o que são, não o que fazem deles. Se alguém se aproveita do amor ou da relação familiar para cometer crimes, para enganar, para maltratar, não significa que amor e família sejam dor e frustração.
Pelo contrário, amor e família são as bases para que todo ser humano desenvolva o seu melhor potencial. Ser amado e aceito, principalmente, no âmbito familiar é uma força e um apoio impossíveis de medir, e as consequências ultrapassam a compreensão superficial.
Todas as vezes que uma pessoa chega à conclusão de que não vale a pena acreditar no amor, parte do futuro de alegria, que ela deseja e sonha, deixa de existir. E é preciso haver o questionamento: quem pode determinar algo sobre a vida de outra pessoa? Quem tem o poder de definir o que irá ou não acontecer?
Cada pessoa dá a permissão para que outros a influenciem e determinem as premissas e conceitos que serão seguidos por ela. De onde se conclui ser necessário muito cuidado sobre quem pode exercer influência, sobre quem, de alguma forma, contribui para a formação de opinião.
A sociedade, de maneira geral, influencia para a ideia de fim da instituição do casamento, para o fim do amor, para o fim da fidelidade e do respeito mútuo. Porém, basta que duas pessoas discordem dessas falsas premissas e vivam a verdade, para desfrutar do anseio que todo ser humano tem, viver o amor e a compreensão e assim formar uma família saudável e unida.
Família não é a experiência ruim que alguém já viveu, família é o amor unido e multiplicado nas pessoas que formam um laço que está além do que é material. Família não é o lugar onde te julgam, te menosprezam e duvidam de sua capacidade, uma família de verdade é suporte, apoio, amizade, amor incondicionais.
O verdadeiro significado de família vai muito além do que fazem dele, deturpar valores e conceitos acabam por ferir o que é o bem para o ser humano. Cabe a cada um decidir viver a verdade e construir uma verdadeira família.