“As crianças precisam de ir à escola, para aprenderem a ser responsáveis e a cumprir horários.”
Afirmar tal coisa, é o mesmo que dizer que toda a população adulta é irrepreensivelmente responsável e cumpridora e todos sabemos que isso não é verdade.
As crianças em Ensino Doméstico têm uma vida como todas as outras crianças, simplesmente não vão à escola.
Isto quer dizer que têm responsabilidades e horários para cumprir. Têm actividades extra-curriculares e um variado leque de compromissos.
Na verdade, a estas crianças é-lhes dada a oportunidade de desenvolver o seu próprio ritmo, de forma respeitosa com o seu crescimento.
Todas as vezes que o meu filho de 9 anos tem que se levantar cedo, ele não sai de casa sem a cama feita, quarto arrumado, chão varrido e limpo e pequeno-almoço feito e tomado. É assim todos os dias, quer se levante às 7h ou às 9h da manhã.
Sentido de responsabilidade adquire-se, trabalha-se até se tornar um hábito. Crianças que se deitam cansadíssimas, acordam muitas vezes sem terem dormido tudo o que necessitam, repetem, dia após dia, a mesma rotina, sem terem tempo para pensar muito bem no que estão a fazer, não se estão a tornar autónomas e responsáveis, estão a funcionar em modo “robô”.
Filipa Azevedo
Mãe em Ensino Doméstico