Isto NÃO É cidadania. É sexo, sexo e mais sexo.

Guia de Educação - Género e Cidadania - 2º Ciclo

Infelizmente, ainda há pais que acreditam que “género” é só uma palavra menos forte e explícita para SEXO.

Para esses, faço este exercício substituindo a palavra género por SEXO e colocando algumas questões aos conteúdos:

Índice
Nota Prévia VII
INTRODUÇÃO. SEXO, educação, cidadania… o desafio 1
1. ENQUADRAMENTO TEÓRICO 5
1.1.  SEXO e Cidadania 7
1.1.1. De que falamos quando falamos de SEXO? 10 (fala-se de sexo, sexo, sexo e mais sexo e em todas as suas variáveis possíveis e imaginárias)
1.1.2. O  SEXO como categoria social 20 
1.1.3. A formação da identidade de  SEXO 23 (Quem forma a identidade sexual das nossas crianças? A Escola?)
1.1.4. Estereótipos de SEXO 26 (Quem define esses estereótipos? Teóricos feministas, gays, lésbicas, bissexuais, etc.? Associações LGBTQIA+) 
1.1.5. De que falamos quando falamos em cidadania? 33
1.1.6. Que relações entre  SEXO e cidadania? 37 (As que os teóricos quiserem e sem direito a contraditório.)
1.1.7. De que falamos quando falamos em cidadania e educação? 40
1.1.8. Construindo práticas de cidadania 46

1.2.  SEXO e Currículo 49
1.2.1. Currículo Formal e Informal 49
1.2.2. O poder da linguagem e dos materiais pedagógicos 55
1.2.3.  SEXO, saberes e competências 59 (De quem?)
1.2.4. A importância das iterações e dos espaços escolares 61
1.2.5. As e os docentes na educação para a igualdade 63
1.3. A transversalidade do  SEXO na intervenção educativa 67 (ou a omipresença do sexo – da ideologia de género – em todas as disciplinas e até no espaço escolar)
1.3.1. A construção do  SEXO na intervenção pedagógica 69 (Quem constrói? Quem define? Como constrói?)
1.3.2.  SEXO e percursos escolares 73 (Tipo: quem contestar a ideologia do género tem o percurso escolar em risco?)
1.3.3. A transversalidade do SEXO nas propostas de intervenção educativa do guião 75 (+ transversalidade)


2. INTERVENÇÃO EDUCATIVA: SEXO E AS PRÁTICAS LÚDICAS DOS TEMPOS LIVRES 79 (Práticas lúdicas de SEXO nos tempos livres?) 
2.1. As actividades lúdico-motoras e o desenvolvimento dos padrões de comportamento masculino e feminino 81 (Quem define que padrões são esses, já que não são os que prevalecem há milénios? Desenvolvidos sob quais premissas? Quais os autores dessa premissas?)
2.2. Intervenção educativa: sugestões práticas. Introdução 87
a) O que fazem as raparigas e os rapazes nos seus tempos livres? 89
b) Os tempos livres dos nossos pais e mães eram iguais ou diferentes dos nossos? 95
c) As histórias dos tempos livres de uma amiga e de um amigo imaginário 101
d) As notícias desportivas na nossa terra: sobre o quê e sobre quem? 107
e)  SEXO, estilos de vida e saúde (Aqui, claro, além dos métodos anti-concepcionais, como a pílula do dia seguinte, fala-se de aborto, aprende-se a colocar preservativos, simular actos sexuais, etc.) 

INTERVENÇÃO EDUCATIVA: SEXO, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO 115
3.1. SEXO, História e Património 117
3.2. Intervenção educativa: sugestões práticas. Introdução 121
f) O mosaico romano 123
g) Filipa de Lencastre 127
h) Personagens do século XX português 133
i) À Descoberta do Património Imaterial 135
j) O nome da minha escola 13 (tudo isto será analisado sob o ponto de vista ideológico de género/progressista/de esquerda e haverá lugar à diabolização dos descobrimentos e do colonialismo)

INTERVENÇÃO EDUCATIVA: SEXO E AS PERSONAGENS NA LITERATURA 141
4.1. A diferenciação de SEXO nas personagens de literatura infantil e juvenil 143 (É aqui que será afirmado que o príncipe violou a Bela Adormecida, pois beijou-a sem o seu consentimento e que o feminismo acusará o homem de todos os males causados às mulheres. É cada vez mais difícil ser rapaz e heterossexual na Escola.)
4.2. Intervenção educativa: sugestões práticas. Introdução 147
k) Líderes e seguidores/as: e se…? 149 (Frida Kallo, Che Guevara, etc.)
l) Rapazes de ação, Raparigas de ação 153
m) Meninas e Meninos: todos iguais? 157 (Desconstrução das diferenças biológicas e dos papéis de ambos os sexos)
n) Contos antigos, versões modernas 163 (A maioria das histórias terá personagens gays, transexuais, etc.)
o) As preferências e as escolhas individuais 171 (De acordo com os “conselhos” dos apologistas LGBTQIA+)
BIBLIOGRAFIA 177
RECURSOS 205
GLOSSÁRIO 213
NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS 221

Tenho três perguntas:

Havendo só 6 horas de “Cidadania e Desenvolvimento” ou “Educação para a Cidadania” no 1º e 2º ciclos, e 12 horas no 3º, como se aborda esta mixórdia de temáticas + as que é alegado constarem da disciplina? 

Como é que se pode chumbar um aluno por 6 horas de faltas a uma disciplina totalmente político/ideológica sobre sexo?

Ainda se admira com o facto dos adolescentes começarem a vida sexual cada vez mais cedo e sem qualquer tipo de pudor? 

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