
Um dia na vida de uma criança em ensino doméstico!!
Por aqui ainda estamos todos a adaptar-nos ao novo membro da família e por isso as coisas têm sido feitas com muita calma, tentando ser mais consistente nas rotinas estabelecidas… O pai voltou ao trabalho há uma semana e por isso a vida começa aos poucos a voltar ao normal!
Sendo que um dos assuntos que mais “confusão” faz às pessoas no geral, quando se apercebem de que as minhas crianças não vão à escola, é a questão da socialização, e também acreditando que aqueles que nos são mais chegados e até amigos de longa data, com quem apenas comunico por aqui, sabem que esse” problema” não passa de um mito, quero mostrar-vos que não só é mito como é exactamente o oposto… As crianças em Ensino doméstico acabam por ter uma vida social muito mais activa do que a grande maioria das crianças…
Ora bem, na 2ª feira acordei às 7.20h, preparei as coisas para o Hugo, que entrou às 8h, tomei o pequeno-almoço (que gosto de fazer com calma e na altura em que ainda está tudo sossegado e posso aproveitar para ler) e comecei a tratar dos afazeres domésticos. Por volta das 10h o resto da casa começa um a um a acordar… Tomar pequenos almoços, vestir, higiene, tratar da pequena Ester… Saímos de casa…
A minha primeira saída com os 3, sozinha, com a Ester no pano, o Simão no carrinho e o Miguel ao meu lado fomos à Segurança social buscar os papeis para tratar dos restantes dias de licença a que o papá tem direito… Feito isso, com a Ester sempre a dormir, fomos almoçar os 3, num lugar onde todos ficaram contentes por saber que a pequena já cá estava e, depois do almoço, voltámos para casa, pois iríamos receber convidados.
Entretanto, o pai chega às 16h e o Miguel vai com ele comprar o que faltava para o jantar (que ultimamente têm sido todos à base de fondues e carne na pedra pois nesta altura não dá mesmo para jantares mais elaborados)… Os convidados chegaram!
Grandes amigos e respectivos filhos, fazendo um total de 6 crianças com idades entre 1 mês de vida e nove anos, meninos e meninas entre brincadeiras mil, jogos de playstation (sim, porque não é por o Miguel não andar na escola que não sabe o que é o Fortnite, para aqueles que julgam que ele vive alienado da realidade) kkk brigas para ver quem pega na Ester ao colo, a aventura de cozinhar a sua própria comida, divertiram-se à grande e nós também!!
Para os meus filhos o dia acabou tarde e foi um dia em cheio, onde:
– Não passaram o dia todo em casa;
– Conviveram com uma grande variedade de pessoas de várias faixas etárias;
– Estiveram em vários “cenários diferentes”;
– Passaram tempo de qualidade com os amigos;
– E tiveram tempo de qualidade em família
Mas o que aprenderam?! Aquilo que nós, em Ensino doméstico, chamamos de “Vida prática“. Preparar as crianças para a vida diária e não só academicamente.
Filipa Azevedo,
Mãe em ensino doméstico