Comando


                                                                                                                 

O medo do sofrimento causa mais sofrimento do que o sofrimento em si. A sociedade que pensa poder fugir de todas as dores e controlar todas as emoções procura uma carapuça que proteja contra tudo e contra todos, quando, na verdade, enfrentar as batalhas e lidar com as feridas seria a melhor solução.

As pessoas que tanto buscam uma proteção sem fim, à prova de todos os tempos e contratempos, são as pessoas que não lidam com as emoções, porque não sabem e não querem lidar e, por todas as escolhas que fazem, tornam-se cada vez mais egoístas e insensíveis às dores dos outros, desligam as emoções porque não as compreendem, deixam de viver ainda que respirem.

Existem coisas que são possíveis de controlar, outras não. E a tentativa humana de controlar o incontrolável é frustrante e prejudicial. A vida não é um jogo.

Querem controlar a vida, inclusive a de outra pessoa. Querem definir o tempo do nascimento e o tempo da morte, como se o ser humano tivesse conhecimento, sabedoria ou poder para o fazer. Contrariar a lei da gravidade produz resultado rápido e visível, não costumam brincar com ela. Contrariar a lei da vida tem consequências muito piores, que a ciência ainda não explica. E por ignorarem, desrespeitam.

Em regra, o sofrimento não mata, ele deixa mais forte. Mas estão todos cheios de si que não aceitam encará-lo. Uma vida não pode destruir outra, pois, quais sejam as circunstâncias em que tal ocorra, as consequências e proporções serão catastróficas.

O ser humano tem a audácia de pensar que sabe quando é o tempo de cada coisa, inclusive pensa que para algumas o tempo já passou. Quando algo acontece fora do tempo programado, insiste em achar que sabe o melhor momento e manipula vidas e histórias para prevalecer a própria vontade.

A solução nem sempre será óbvia. A melhor resposta nem sempre será a que se quer ouvir.

Quando a lógica for desafiada, é melhor respeitar as leis que regem o universo.
Quando o ser humano reconhece suas limitações e age humildemente sempre encontra a resposta que precisa, sempre alcança o que pretende.