Querida Família

https://www.colegiosjose.pt/pt/

Chegaram as boas notícias! As inscrições para o ano letivo 22-23 da Clonlara School encontram-se abertas! 

No seguimento da nossa conversa, enviamos-lhe informações que são relevantes e deve ter em consideração na sua tomada de decisão, relativa ao processo de inscrição com a Clonlara School.  

INSCRIÇÃO E PREÇÁRIO 2022-23 

Na página das inscrições no Programa Português, encontram a descrição de todo o processo, o formulário de inscrição, assim como o preçário. O pagamento inclui a taxa de matrícula e a anuidade, ambas pagas anualmente. Poderão optar por um plano de pagamento parcelado, com o acréscimo da taxa de pagamento faseado. O pagamento pode ser feito por PayPal ou transferência bancária. O valor total para pagamento é disponibilizado automaticamente no preenchimento do formulário de inscrição, cuja cópia receberão após a sua submissão. Até 48 horas úteis após irão receber os dados bancários para pagamento, por parte do nosso departamento financeiro.   

Antes de formalizarem a inscrição na Clonlara School, recomendamos veementemente a leitura da Política de Reembolso e a confirmação de que a família possui conhecimentos informáticos mínimos necessários e acesso à internet com boa ligação, para poderem manter o contacto que os serviços de advising requerem. 

QUEM SOMOS 

Somos uma escola privada registada no Estado do Michigan (EUA). Pela adesão à Convenção da Haia, os alunos da Clonlara School ficam abrangidos pelo regime de concessão de equivalências, pelo que ao se inscrever connosco passam a ser considerados alunos estrangeiros, uma vez que os documentos emitidos assim o certificam. 

A Clonlara School encontra-se acreditada pelas seguintes entidades:   

OS NOSSOS PRINCÍPIOS 

Na Clonlara, acreditamos que: 

  • A aprendizagem começa com a curiosidade; 
  • As crianças aprendem melhor quando os seus interesses orientam as suas atividades; 
  • Os pais têm o direito e a capacidade de educar os seus filhos; 
  • O mundo é a nossa sala de aula e o ambiente de aprendizagem é parte integrante do processo de descoberta; 
  • Uma escola deve permitir que os seus alunos participem na conceção e aplicação do currículo; 
  • A aprendizagem académica e o domínio das competências podem acontecer em qualquer lugar, dentro ou fora da escola, e em casa; 
  • A nossa abordagem à educação conduz a uma paixão duradoura pela aprendizagem. 

Círculo de aprendizagem 

Do jardim de infância ao 12º ano, cada aluno da Clonlara School aprende através de uma abordagem personalizada chamada Full Circle Learning (Círculo Completo de Aprendizagem). Este modelo incentiva os alunos a formular perguntas e a descobrir respostas sobre assuntos que captam a sua atenção, levando-os a uma compreensão mais profunda. O modelo é aplicável a todas as faixas etárias e formas de aprender. 

OS NOSSOS PROGRAMAS 

Programa Off-Campus: é um programa à distância, altamente personalizado para apoiar cada aluno no seu percurso de aprendizagem, em ambiente familiar. Os nossos advisors trabalham com as famílias para criar um plano educativo que se adapte aos interesses, necessidades e objetivos únicos. As novas famílias recebem também acompanhamento adicional para garantir que têm as ferramentas necessárias a uma experiência educativa de sucesso. 

Aprendizagem personalizada 

As famílias contam com a sua equipa de advisors para desenvolver as suas ideias de como querem abordar a aprendizagem, que pode ir desde planos de aulas estruturados até uma aprendizagem guiada pela autodescoberta. 

Apoio e orientação 

Os advisors fazem o acompanhamento das famílias ao longo do ano e estão disponíveis sempre que necessário para fazer recomendações personalizadas de métodos de aprendizagem, recursos educativos, atividades e muito mais. 

Abordagem de aprendizagem estruturada 

Ao longo do processo, pais e alunos documentam as suas aprendizagens e atividades educativas e escolhem métodos para avaliar e refletir sobre a sua aprendizagem. Submetem relatórios semestrais de progresso – Progress Reports – para que os advisors possam rever e validar. 

Apoio da comunidade global 

Uma comunidade internacional composta por famílias, estudantes e mentores está consigo ao longo do caminho. Terá uma comunidade global com quem partilhar experiências e descobrir novas e entusiasmantes formas de viver a sua jornada de aprendizagem. 

Programa Campus: em regime presencial, oferecemos uma abordagem de aprendizagem flexível e personalizada num ambiente descontraído e acolhedor para que os alunos se possam desenvolver no máximo do seu potencial.  

CAMPUS CLONLARA PORTUGAL 

É com enorme entusiasmo que a Clonlara School, após todos os anos de experiência com os seus programas um pouco por todo o mundo, decide implementar o seu primeiro Campus em Portugal, em Idanha-a-Nova. Este projeto, lançado no ano de 2021, foi desenvolvido através da Associação Clonlara Portugal. Trata-se de uma escola internacional, bilingue, com base nos “Michigan Academic Standards” (Estado do Michigan, Estados Unidos da América), cuja candidatura engloba a admissão de alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade, correspondentes aos grupos Youngers, Middles e Olders da Clonlara School.  

O projeto encontra-se em fase de licenciamento junto do Ministério de Educação em Portugal, pelo que a data de abertura está condicionada às respetivas aprovações legais, mas com previsão para abertura oficial no ano letivo 23/24.  

AFILIADO CLONLARA PORTUGAL 

Desde setembro de 2018, o Colégio de São José (CSJ), em Coimbra, tem uma secção internacional com a Clonlara School. É um programa bilingue no qual o processo pedagógico está alinhado com a filosofia da Clonlara School e os requisitos americanos. Obtenha mais informações aqui ou através do contacto da professora responsável pelo programa, Joana Ladeiro (joana.ladeiro@clonlara.org). 

Cursos online em Inglês: os nossos cursos oferecem uma opção abrangente para alunos do 6º ao 12º ano que procuram complementar a sua aprendizagem com materiais já preparados sobre uma variedade de temas, desde o nível introdutório ao avançado. Estão disponíveis apenas para os nossos alunos inscritos no Programa Off-Campus.  Quando as famílias desejam comprar o acesso aos cursos online, os nossos advisors reúnem com elas para decidir quais os cursos certos para os alunos. Têm a opção de fazer até três cursos online, em inglês, por ano. Todos os cursos contemplam o acompanhamento de um professor para responder a dúvidas e avaliar o trabalho realizado pelo aluno. 

TRANSFERÊNCIA ENTRE ESCOLAS  

Ao se matricularem com a Clonlara School os alunos passam a ser considerados alunos estrangeiros e todo o processo de desvinculação passará a ser gerido como uma anulação da matrícula do aluno no sistema de ensino português (transferência internacional).   

  • Para efetivar o processo de transferência da escola atual do aluno para a Clonlara, é necessário fazer prova de matrícula. Nesse sentido, após o preenchimento do formulário de inscrição e processamento do pagamento, a Clonlara School emite um comprovativo de matrícula, intitulado Verification of Enrollment (VOE), na versão digital em papel timbrado eletrónico. 
  • Ao receberem o VOE devem enviá-lo à escola de origem, informando da nova matrícula e solicitando que formalizem a transferência/anulação do vosso educando. Recomendamos vivamente que solicitem uma declaração em como foi entregue este documento (se o fizerem por e-mail, enviem com recibo de leitura; se o fizerem presencialmente, requeiram cópia dos documentos com assinatura datada).    
  • Informem ainda a escola que a Clonlara School solicitará por e-mail o envio do histórico escolar do aluno, intitulado Records Request (RR). Por favor, indiquem-nos a partir de quando o deveremos fazer, para não nos anteciparmos a vocês na comunicação com a escola.    
  • Idealmente, só se dá este processo como concluído quando existe uma confirmação por parte da escola de que nada mais há a tratar no que à transferência diz respeito. Até lá, o aluno deverá continuar a frequentar as aulas, uma vez que se mantém vinculado à escola anterior.  
  • O processo de transferência deverá ser gerido pela família, sob orientação da Clonlara School. Estamos disponíveis para o esclarecer sobre todo este processo, por favor contactem-nos caso tenham alguma dúvida. Teremos todo o gosto em ajudar! 

Se em algum momento pretenderem desistir e pedir transferência para regressar à escola oficial portuguesa devem preencher o formulário de desistência, para que possamos concluir o vosso processo na Clonlara School. 

  • A Clonlara School está abrangida pelo regime de concessão de equivalências. Em Portugal, o regime de concessão de equivalência de habilitações de sistemas educativos estrangeiros a habilitações do sistema educativo português, ao nível dos ensinos básico e secundário, encontra-se definido no Decreto-Lei n.º 227/2005, de 28/12 e Portaria n.º 699/2006, que o aconselhamos a consultar. 
  • Os documentos de avaliação oficial emitidos pela Clonlara (Report card para os alunos de elementar e Transcript para os alunos do secundário) atestando o último ano de escolaridade ou ciclo de estudos concluído com aproveitamento, devem ser apostilhados (certificação do secretário de estado do Michigan autenticando a veracidade dos documentos com reconhecimento da acreditação). Podem consultar o valor da apostilha no nosso preçário.  
  • O processo de equivalência não é de responsabilidade da Clonlara School e deverá ser gerido pela família, no entanto estaremos disponíveis para vos orientarmos em todo o processo. 

CONTEXTO LEGAL  

A Clonlara School, sendo uma escola privada americana, possibilita que os nossos alunos optem por integrar exclusivamente o sistema de educação americano, saindo do sistema de educação português. A legislação portuguesa (Decreto-Lei n.º 176/2012), que enviamos para vossa consulta, exige aos encarregados de educação que todas as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos estejam matriculadas em “escolas da rede pública, da rede particular e cooperativa ou em instituições de educação e formação, reconhecidas pelas entidades competentes”, mas não especifica que tal não pode ser feito num estabelecimento de ensino estrangeiro devidamente acreditado. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, assim como a Constituição da República Portuguesa, que enviamos para vossa consulta, reconhecem aos pais o direito e o dever de educarem os seus filhos. À luz da interpretação que as famílias e os advogados que as acompanham têm vindo a fazer dos factos anteriores, existe espaço para uma opção por uma escola como a Clonlara School.  

O ensino doméstico, ensino individual e ensino à distância são legais em Portugal, regulamentados pela legislação (Decreto-Lei 70/2021), que enviamos para vossa consulta. Se necessitarem de mais informações sobre estas opções, sugerimos que contactem as organizações MEL – Associação Movimento Educação Livre ou ANPED – Associação Nacional de Pais em Ensino Doméstico.  

Estamos a trabalhar com o Ministério da Educação, com o objetivo de permitir às famílias optarem pelo ensino doméstico ou ensino à distância com um currículo estrangeiro, para assim terem as mesmas oportunidades que aquelas que o fazem seguindo o currículo português. No entanto, não havendo ainda uma autorização que torne esta opção legal, uma inscrição no Programa Off-Campus requer uma decisão informada e consciente por parte da família pelos riscos que poderá ter associados. Estamos disponíveis para conversar convosco sobre as implicações que poderá ter para a vossa família, bem como a nossa experiência neste âmbito até ao momento.   

A Clonlara School conta com o apoio legal de um advogado, que está disponível para assegurar um aconselhamento às famílias numa primeira instância. Um eventual acompanhamento mais próximo e extenso terá de ser analisado caso a caso.   

Julgamos que se encontram na posse de todas as informações que tínhamos acordado enviar. Se, após a leitura detalhada deste e-mail, surgir alguma questão ou faltar algum elemento fundamental para a vossa decisão, por favor indiquem-nos para que melhor vos possamos esclarecer.   

Mais uma vez, agradecemos o vosso interesse na Clonlara School!  

Margarida Freitas 

Portuguese Program & Registrar Administrative Officer