“Uma Homenagem às Famílias”

Dia Mundial da Família

Por entender que a Família é aquela que garante a continuidade da espécie e a vitalidade da própria sociedade, a Associação Família Conservadora (AFC) faz uma homenagem a todas as famílias no Dia Internacional da Família – 15 de maio.

A AFC tem sido uma defensora dos valores e tradições familiares, e percebe que a noção de que os pais, marido e mulher cujo amor produz filhos, devem viver juntos no casamento e trabalhar em conjunto para prover o lar e a estabilidade dos seus filhos, tem vindo a desaparecer como ideal cultural. No entanto, estranha também o facto de que os mesmos que apontam o casamento como uma instituição falida queiram contrair um “casamento” que viola claramente o conceito milenar e a essência do significado do matrimónio.

Para a Associação, a vida familiar é o ambiente mais propício para praticar o amor sacrificial pelo outro, é o melhor lugar para aprender a negar-se a si mesmo em prol daqueles que se ama. Mas o que a AFC percebe na prática dos dias actuais, é que a maior parte das famílias tem criado os seus filhos – de acordo com o pós-modernismo e os filmes de Hollywood – para serem independentes, bem-sucedidos e ricos — narcisistas — e, talvez por falta de tempo, esquece-se de os ensinar a amar o próximo como a si mesmos, a serem bons maridos e pais e boas esposas e mães, independentemente de virem a casar ou não.

Neste dia comemorativo, a Presidente da Associação, Maria Helena Costa, salienta:

“Eu sei que não há famílias perfeitas e que há famílias muito, muito complicadas; que há mulheres a serem vítimas de violência doméstica, por parte daqueles que as deviam amar como a si mesmos e cuidar delas, e vice-versa; que há pais violentos e abusadores e filhos a sofrer por causa disso; falta de respeito e de amor, falta de compromisso e outros males. Mas, apesar disso, a família continua a ser o pilar de uma sociedade próspera e saudável. Longe de serem males terríveis, os conflitos familiares, quando são bem geridos e devidamente tratados, são parte vital de aprender a amar e a viver em família”.

Se a sua família está em crise, se precisa de aconselhamento e de ajuda, poderá procurar a Associação Família Conservadora, pois este tem sido o propósito da sua existência – apoiar as famílias nas suas mais diversas necessidades, e aproveita ainda esta ocasião para desejar Feliz dia da família.

Deixe uma resposta