Ensino à distância (quase) sem custos

No momento que atravessamos, face à pandemia do coronavírus (COVID-19), o isolamento social tornou-se norma e, de um momento para o outro, passámos a ter de utilizar tecnologias para manter o habitual contacto visual. Felizmente, temos hoje à nossa disposição várias tecnologias de videoconferência bastante acessíveis, tanto do ponto de vista de recursos necessários como do ponto de vista financeiro, já que algumas dessas tecnologias são gratuitas.

Vamos considerar especificamente duas alternativas especialmente vocacionadas para o ensino à distância: o Zoom e o Jitsi. Estas duas plataformas fornecem o que me parece ser um requisito indispensável numa solução de ensino à distância: a partilha de ecrã. Há assim possibilidade de criar salas de aula virtuais.

Zoom

O Zoom tem sido uma das plataformas mais utilizadas para ensino à distância, sendo atualmente a solução adotada pela FCCN e, por isso, disponibilizada a uma variedade de instituições portuguesas de ensino superior.

Um dos atrativos desta plataforma é permitir de forma gratuita a criação de reuniões de videoconferências, com um limite de 100 participantes, embora permita apenas 40 minutos sem interrupção do serviço (https://zoom.us/pricing) no caso de mais do que dois participantes.

Basta para isso criar uma conta de utilizador Zoom e autenticar-se na plataforma. Pode também autenticar-se com credenciais Google ou Facebook.

(imagem: zoom.us)

Em sistemas Windows, o acesso à reunião solicitará a descarga de uma aplicação. Existem também programas-clientes para MacOS e apps para iPhone/iPad e Android.

A utilização da plataforma tem suporte de documentação e vários vídeos explicativos.

(Nota de 6/4/2020: têm sido noticiadas falhas de segurança nesta plataforma, às quais a empresa pretende alegadamente dar resposta 1).

Jitsi

O Jitsi é semelhante ao Zoom na sua funcionalidade, sendo a sua utilização ainda mais simples num PC ou portátil, pois não exige criação de contas ou qualquer software adicional se for usado o Google Chrome como browser.

Para criar uma reunião com o nome de exemplo teste_reuniao_1234, basta aceder a https://meet.jit.si/teste_reuniao_1234 e a reunião fica criada, com o utilizador já inserido na mesma. É importante notar que a reunião não tem senha por omissão, pelo que deve ser criada uma senha de acesso no painel inferior direito.

Para dispositivos móveis, é necessário descarregar a respetiva app (iOS ou Android).

(imagem: jitsi.org)
  1. https://blog.zoom.us/wordpress/2020/04/01/a-message-to-our-users/

Deixe uma resposta